domingo, 3 de julho de 2016

Reciclando o óleo de cozinha


Segundo o site da Vitaliv, o descarte incorreto de óleo é responsável por 20% do custo do tratamento de esgoto. Por ano, chegam a rios e mares 2,4 bilhões de litros de óleo, sendo que os brasileiros consomem uma média de 15 litros do produto, anualmente. Por essas questões, é preciso criar uma consciência de que o descarte incorreto do óleo pode nos causar grandes problemas, além de poluir a natureza.

O óleo de cozinha pode ser reciclado e para estimular essa prática, a Vitaliv, que é uma empresa produtora de óleo, criou um aplicativo que conecta o usuário a uma opção de descarte. A pessoa pode levar o seu óleo em algum posto ou pedir para que seja feita a retirada do material em sua casa. O aplicativo só atende algumas regiões da cidade de São Paulo, mas já é uma opção para botar em prática o descarte consciente do produto.

Em casa eu tenho usado há alguns meses um sabão feito de óleo. Quem produziu a barra foi a avó da minha amiga, que já faz isso há anos na casa dela. O sabão não dá nenhum tipo de alergia, a pele não fica tão ressecada como com um detergente normal e ele é ótimo para lavar, além de render bastante! 

Sabão caseiro


13/07 - Estou atualizando esse post com um link de matéria que saiu na Folha de S. Paulo intitulada "Óleo de cozinha é o vilão do esgoto no centro de SP, região líder em reparos". A reportagem fala sobre as consequências da falta de uma vigilância sobre o descarte incorreto do óleo por restaurantes da região. Dá pra ler aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário